Páginas

O Mal do Século


Posso dizer com veemência que a tristeza da alma é a doença do século.
Estamos vivendo em uma geração artificial, que esconde suas lágrimas, ora em doses altas de álcool, ora em farras e conversas que denunciam o vazio de suas existências. 

O cansaço da mesmice de sempre, o olhar vazio de foco, o sorriso vazio de vontade, a vida em si perdida em uma grande parte de um todo...
Nos iludimos na ideia de que talvez um dia encontraremos alguém que nos complete, que nos abrace, que diga algo sem falar nada... Alguém que queira carregar nosso fardo tão pesado...
Mas e se isso for uma ilusão? E se não existir a tal "Outra Metade", a escolha então será nossa: Permaneceremos como metades ambulantes que correm por aí fazendo de suas vidas uma eterna caça de outras, ou tentaremos nos completar nos barzinhos, nos livros cultos e nas tragadas de uma droga ilícita?
Nossas vidas são comparadas á corredores escuros (Estou farta de metáforas baratas, mas não consigo parar de usá-las).
Nossos jovens se drogam, se vendem e se matam, e tudo o que nos perguntamos é o porquê das coisas. Não assistimos filmes românticos apenas para apreciar a beleza dos protagonistas; de fato acreditamos que aquilo exista, mesmo que de uma forma exprimida, mesmo que aquilo seja tão irreal quanto uma nota de três reais.
Todos caçam a tal da dona felicidade, uns admitem nem saber onde mora, outros exaltam-se dizendo que são íntimos.

Convivemos, e as vezes até somos os próprios perdidos e metades ambulantes. A vida ás vezes nos leva e a gente simplesmente escolhe o piloto automático.
Se realmente a felicidade mora ao lado não importa, uma coisa tenho certeza: a tristeza da alma é uma doença de nossos tempos, e cada vez mais a mesma vêm conquistando adeptos.

"Deus seja a Solução!"


1 comentários:

Isak de Castro disse...

Primeiro bom texto como de prachen, parabéns.
Como você bem citou não é um único mal do século, são vários, drogas... Mas se a solidão da alma metafisicamente falando é causadora de tantos maus, qualquer ajuda será bem vinda para mudar esta situação. Seja deus ou psicanalista.

Postar um comentário